Considerações sobre base de dados e catálogos de CDs na Internet.

1) Físicamente o CD-Audio (CD-A) só contém além do áudio as informações de CD Texto e ISRC.
Estas informações fazem parte da autoração do CD e serão duplicadas.

2) Windows Media Player e iTunes, players diferentes criados pela indústria de informática, usam banco de dados de terceiros, e guardam as informações de maneira externa, fora da mídia CD que você coloca no computador.
Isto precisa ficar bem entendido, a master já está com as informações completas e possíveis.

3) O iTunes (Apple) usa o banco CDDB, com o próprio programa é possível cadastrar “qualquer” CD e as informações irão aparecer no computador contanto que o iTunes esteja corretamente configurado e que o computador esteja pelo menos uma vez ligado à internet, para que ele possa dar o download dos dados na primeira vez.

4) O Windows Media Player usa outra base terceirizada de dados a www.allmusic.com.
Ao contrário do iTunes não existe uma maneira de se inserir os dados diretamente neste banco de dados.
A única maneira de se fazer isso, é mandando um CD já fabricado para a AllMusic, pois só eles podem modificar a base de dados.

As  informações sobre como proceder para que isto seja realizado seguem a seguir. (algumas empresas cobram, e não pouco, para fazer este serviço que na verdade é muito simples).

Faça o download do pdf  “AMG Database” que contém o endereço e informações completas de como funciona o cadastro.

Download PDF

OBS: Resumindo, para que os seus dados apareçam no WindowsMediaPlayer, basta seguir as instruções constantes no PDF  e ter paciência até que eles atualizem a base de dados.