plasurize

 O Reference Mastering Studio filiou-se como membro ativo da Pleasurize Music Foundation , uma entidade internacional que visa trazer de volta o prazer de se ouvir e produzir gravações de qualidade.

O principal objetivo da fundação é questionar a tendência chamada ”Loudness War” (Wikipedia Link) , que consiste em se produzir e finalizar gravações musicais com o máximo possível de volume aparente.

Esta prática começou nos anos 80 e, atualmente, chegou a níveis insanos com o advento dos processadores digitais. (Youtube Link)

A consequência, para o ouvinte e consumidor, é a produção de música totalmente desprovida de micro e macro dinâmica, um dos aspectos mais importantes da expressão musical.

O fenômeno que começou com gêneros como Rock, Pop, Hip-Hop e Música Eletrônica, acabou por contaminar até mesmo gêneros como o Jazz e MPB.

O argumento vigente é que a música com mais compressão (com maior volume aparente e consequentemente menor dinâmica) ”toca” mais alta no rádio e com isso impressiona mais o ouvinte. Este argumento não tem qualquer base técnica e a única consequência é uma reprodução distorcida, sem ”punch” e sem vida, tanto no meio radiofônico quanto em CDs ou MP3 (formato que aumenta ainda mais os problemas mencionados).

Recentemente, um caso envolvendo a banda Metallica (CD Death Magnetic) se tornou emblemático: os consumidores preferiram o som das músicas na versão do jogo Guitar Hero (sonoridade mais dinâmica) ao lançamento em CD !

A Pleasurize Music Foundation congrega ouvintes, produtores, gravadoras, técnicos e músicos de todas as tendências, a filiação é gratuita. Em seu site:  http://dynamicrange.de podem ser encontradas valiosas informações sobre os objetivos e práticas recomendadas.

Give Peaks a Chance !!!